A intenção da criação deste blog se fez perante a necessidade de uma discussão séria sobre um dos gêneros mais polêmicos de todos os tempos dentro do metal, o black metal.
Este estilo tem particularidades ideológicas, filosóficas e musicais, que o distinguem de outras vertentes do metal.
Além disso, será debatido os vários subgêneros dentro do Black Metal para buscar compreender o porque destes diferentes rótulos, tais como pagan, atmosferic, NSBM, entre outros.
Por fim, serão postados entrevistas, álbuns e vídeos de bandas relacionadas ao estilo, assim como texto de grandes pensadores que influenciaram o Black Metal como um todo.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Warforged - The Legacy of Antichrist




The Legacy of Antichrist




        Pra quem acha que o black metal morreu com o fim dos anos 90, aqui está mais uma prova viva de que a chama continua acesa, Warforged! Basta tirar o foco da multidão e mirar apenas na essência.  

        Projeto formado em 2007 por Daeroth Inglorium em Arapongas, Paraná. Foram dois trabalhos como one-man-band e em 2013 Demogorgon assume a bateria para a banda lançar o EP Heretic Path que também sai em split com o Dodsferd. Hoje a formação do Warforged conta com Daeroth Inglorion, Amäethon e Demogorgon. É a mesma formação da banda de death/black Hurtgen.


        Um Raw Black Metal que reúne características distintas como sendo cru e furioso, em outros  momentos atmosférico, e com belíssimas melodias ao decorrer do trabalho, com dedilhados e um baixo que segue um rumo próprio boa parte das músicas.


        Caótico e épico , melancólico e vitorioso. Sua queda foi livre pois lutou pela liberdade, mais vale a honra do que o poder a qualquer custo!  Esses sentimentos luciferianos estão presentes na atmosfera do Warforged. Desde as profundezas do abismo até a luz do conhecimento, um mergulho profundo para atingir as entranhas da terra e do eu interior.


         O álbum tem muito daquela atmosfera carregada e  misantrópica do Nargaroth e Drudkh, porém no Warforged não existe aquela grande repetição de alguns rifes como é característico das duas bandas citadas.

         Muita influência herdada também de Emperor como In the Night Side Eclipse por exemplo, sua atmosfera mágica e épica fazem parte de The Legacy of Antichrist, só que com o teclado apenas em raríssimos momentos no Warforged, ao contrário dos noruegueses que o usam em praticamente todo momento.

          Aquela frieza e obscuridade de Immortal, Darkthrone, Burzum, Judas Iscariot também estão presentes no álbum. Características que foram reunidas para moldar o som da banda. 

          O álbum é composto por 5 grandes músicas e nenhuma está aqui para tapar buraco, porém destaco entre elas The Battle of Belial Against Gabriel (Pt.1), Chaos Legion e a faixa título The Legacy of Antichrist. Realmente são músicas que tocam a alma e arrepia os cabelos. O EP saiu em cd separado e também como bônus em um lançamento do álbum The Black Age of Light's Fall, assim como formato tape.
           Esse trabalho, além dos outros, colocam a banda entre as melhores da cena nacional em minha opinião.





Warforged


Daeroth Inglorium



          The legace of Antichrist inicia de repente, sem cerimonia alguma. The Battle of Belial Against Gabriel (Pt.1) vem numa pedrada no estilo das mais agressivas do Nargaroth, o vocal é rasgado . Em alguns momentos também lembra aquela atmosfera  do album Geliebte des Regens, no Nargaroth por exemplo esse álbum tem um clima maior de misantropia com bateria constantemente arrastada e longas  repetições, no Warforged o clima é mais de confronto e rápida mudança de ritmo, vai de metranca a momentos onde só a guitarra fica dedilhando.


          Essa foi apenas a primeira banda que vem a mente escutando o trabalho, porque na verdade virão muitas ainda. E isso não atrapalha em nada na formação da identidade da banda, pois mesmo lembrando várias outras você sabe que o Warforged esta ali, as características próprias estão sempre presentes. A guitarra solo também sempre dando um toque diferencial e característico e o baixo com muita personalidade.

          Entre metrancas e viradas, a música evolui de repente para uma bateria levada que desagua na porradaria enquanto Belial vocifera:

“Ódio, contra o funeral da luz,
Não haverá misericórdia,
Matem, todos aqueles que se oporem a verdade.
Guerreiros, usem a força,
Usem o caos, usem o terror.
Lutem pela honra!”


          Com dedilhados e bateria arrastada a música nos leva a guitarras  melancólicas e abafadas  como na faixa do Nargaroth Seven Tears Are Flowing To The River do album Black Metal Ist Krieg.

          Eis que guitarras intimam tão harmoniosas e o baixo ganha vida e viaja longe enquanto um teclado da um clima soturno bem ao estilo Judas Iscariot em Heaven in Flames, um estilo que caiu muito bem na música do Warforged. Com uma sensação incrível de leveza o teclado e o baixo ditam o ritmo, uma sensação de vôo e conquista. Essa parte daria uma ótima trilha sonora para um filme apocalíptico, imaginem uma câmera filmando de cima todo aquele cenário de guerra com vários anjos mortos e despedaçados, para além das montanhas, com Belial no alto, ferido, porém vitorioso ... enquanto Gabriel despenca em queda livre. Enquanto esses versos são cantados a música vai diminuindo até o fim.

"A batalha da revelação,
Onde os fracos se esconderão,
E somente os fortes sobreviverão.
E somente os fortes sobreviverão..."


          Excelente música, umas das melhores da carreira da banda!  E a continuação dessa saga provavelmente virá em Quintessence of Darkness.











          Acredito que A Batalha de Belial contra Gabriel  veio primeiro por conta de ser o tema principal da banda, somado ao potencial de  qualidade (sem desmerecer a seguinte), pois Eternal Figth tinha tudo para ser o início do trabalho, já começa ali num som de tempestade, chuva,  dedilhado e de repente como num raio ela vem. 

          Rápida  e agressiva como a primeira, ela é baixo astral  e se mantém assim por um bom tempo. Lembrando aqueles rifes dissonantes e malditos do álbum Transilvania Hunger do Darkthrone, com um pouco mais de recurso eu diria. Pois os rifes se desdobram em belos abafados quebrando aquela brutalidade da música e continuando com belíssima cadência. A faixa retorna a sua postura bruta e caótica para depois finalizar com uma guitarra solo a lá Dissection.


          Chaos Legion é furiosa, verdadeira destruição fazendo jus ao nome, naquele estilo Satanic Warmaster. De repente a música vai para uma cadência melancólica pra caralho, um sentimento pesado como em músicas tipo "The Bitter Taste of Emotional Void" do Mütiilation. Se não bastasse, belíssimas melodias com harmônicos terminando em leves toques dissonantes, depois belas cavalgadas e um baixo com grande destaque, foda pra caralho! 

          A música volta a sua fúria inicial e encerra com uma levada esplendorosa com direito a solo de guitarra, a lá Burzum - Key to the Gate. Um solo "simples" comparado ao que se encontra  no metal, porém com muita garra e um sentimento  muito claro da proposta da banda, fudido! Uma das melhores músicas da banda.








          A  faixa título The Legacy of Antichrist se inicia em um dedilhado bem melancólico, bem característico da banda, por mais de um minuto. Em seguida todos instrumentos entram em ação em uma cadência de uma postura bem firme e guerreira.Essa faixa se destaca do álbum pela sua estética sonora, ela é toda cadenciada, porém com uma atmosfera muito fria e hostil. A guitarra com belos abafados e pequenas cavalgadas que da um clima muito soturno e solitário quando o vocal se ausenta, lembrando em algumas partes Forests in Fire and Gold do clássico Forgotten Legends do Drudkh. Temos aqui outra faixa do caralho. Afinal, não existe música que encha linguiça nesse álbum , todas de altíssimo nível.


              
          Para finalizar, Funeral of the Light. Notamos uma forte influência do grande Death de Chuck Schuldiner em seu início, lembrando músicas como Without Judgement, porém de uma for ma mais lenta e nos moldes da atmosfera de The Legacy of Antichrist. Depois entra aquela bateria clássica dos anos 80 nas bandas de thrash por exemplo. Satanic Warmaster é uma das bandas de black metal que combina esses ingredientes muito bem, e o Warforged soa bem no mesmo estilo e com tanta qualidade quanto. Essa faixa possui passagens bastante secas e ríspidas, lembrando rifes de albuns como Pure Holocaust do Immortal e Lembranças do Mal do Ocultan. Em meio a brutalidade, velha escola, cadência, cavalgadas o Warforged fecha o álbum em grande estilo com o Funeral da Luz!






As ilustrações são de Gustave Doré para a obra de Paradise Lost (Paraíso Perdido) de Jhon Milton que influenciaram muito a banda, como exemplo a capa do EP The Legacy of Antichrist e o álbum The Black Age of Light's Fall.


Por Deserto de Azazel




As letras traduzidas foram retiradas do Metal-Archives onde a própria banda disponibilizou as traduções:



                                            
The Legacy of Antichrist - Youtube



A Batalha de Belial Contra Gabriel (Pt.1)

Mestre das hordas nefastas
Invoco sua força, fúria e ódio.
Conceda-me suas legiões infernais
Para batalhar contra aqueles que pregam pela luz.

Que sejam derramadas lagrimas de sangue,
Sacrificada a linhagem celestial,
De seus amados anjos protetores,
Sejam aprisionadas suas almas!!!

“Ódio, contra o funeral da luz,
Não haverá misericórdia,
Matem, todos aqueles que se oporem a verdade.
Guerreiros, usem a força,
Usem o caos, usem o terror.
Lutem pela honra!”

Empunhando suas laminas profanas,
Marchem para a batalha,
Liderados por Belial, matem Gabriel,
Derramem seu sagrado sangue!

A batalha da revelação,
Onde os fracos se esconderão,
E somente os fortes sobreviverão.
E somente os fortes sobreviverão...




Luta Eterna

Guerreiros das sombras ouçam o chamado da escuridão,
As aclamações daqueles que habitam as profundezas.
Empunhem suas lâminas da discórdia envolvidas pelas chamas negras,
Lutem pela honra, lutem impiedosamente!

Guerreiros nefastos mensageiros da morte...
Amaldiçoados pelas trevas vagam no inferno...
Mestre das almas imortais,
Aclamamos seu poder...
Invocamos sua força, fúria e ódio!

Luta Eterna!

Que sua fúria e ódio expresse sua força,
Que a devastação seja propagada através do caos,
Ergamos a bandeira da morte!
Lutemos até o fim dos tempos!
Luta Eterna!

Mestre das almas imortais,
Aclamamos seu poder...
Invocamos sua força, fúria e ódio!



Legião do Caos

Guerreiros marcham para o campo de batalhas,
Cavalgando guiados pela sede de sangue,
Elevem seu poder até o infinito,
Desecrando toda a pureza das almas!

Seguindo a matança,
Sangue inimigo funde-se ao meu suor,
Gritos queimam sua carne apodrecida,
Feita em pedaços.

Leve meus olhos para ver a tristeza,
Para a minha vitória, possua minha alma...
Lute para vencer pelo amanha...
Para sempre lutaremos,
Derramando lágrimas de sangue!

Legião do Caos...
Transforme toda vida em um pesadelo
Legião do Caos...
Faça com que conheçam as chamas do inferno
Legião do Caos...
Destruam a total harmonia do paraíso
Legião do Caos...
Tragam-me a cabeça dos anjos celestiais de deus!

Extasiados, meus olhos vêem o ódio guiar minha alma,
Para conquistar tudo!
Demonstrando o verdadeiro poder do caos,
Lutaremos contra a igreja de cristo! 



O Legado do Anticristo

Quando o luar se aproxima,
Todas as luzes se tornam negras,
Espalhando o mal por todo o mundo
Com o espírito de Baphomet

Tornando-se o profeta santificado adormecido
Em um mar de lagrimas e aflição,
Mestre do caos,
Aguardamos o seu despertar
E a Guerra tornar-se “abençoada”...

Pela conquista de seu trono,
Elevaremos nossos espíritos...
Mostre-nos o caminho da sabedoria,
Mostre-me a verdade...
Seu legado é nossa vingança
Contra o erro da criação..
Que caia perante meus olhos,
A máscara que cobre suas mentiras...











Funeral da Luz

Crias do caos e da guerra
Em seus punhos vejo o ódio,
Banhadas com o sangue de nossos inimigos
Ergam suas espadas...

Contra a maldita criação batalharemos
Em nome do caos e do terror,
A chama negra que envolve nossos corpos
Motivam-nos a lutar...

Em seus olhos vejo a fúria
O desejo de assassinar a luz,
O holocausto da hipocrisia
O massacre da falsa divindade

Seres desprezíveis,
Aproveitem sua ultima ceia
Pois seu sangue podre escorrerá
Perante a face da hipocrisia...

O Funeral da Luz...






    Warforged live in UMF Ritual XVIII 05/09/15 - Música Impure Blood in the Chalice of Life do álbum The Black Age of Light's Fall








Download disponibilizado pela banda:






DOWNLOAD The Legacy of Antichrist - Full











DOWNLOAD The Black Age of Light's Fall - Full











DOWNLOAD Heretic Path Full